sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Falta menos que dois meses para a comemoração dos 39 anos da miséria do povo guineense que está sendo originado pelo próprio guineenses.

"GUINÉ-BISSAU LIBERTA, MA SOCIEDADE KA LIBERTA!"

03 de agosto de 1959 – 03 de agosto de 2012, 53 anos passaram que os estivadores cais pindjiguiti fizeram greve e que a repressão das confusões pela policia, dá origem a vários mortos, nesse sentido o PAIGC optou por uma estratégia de luta de libertação nacional, a realizar mediante a mobilização dos camponeses. A direção do partido muda-se para Conakry, na República da Guiné.

Em 23 de Janeiro de 1963 o PAIGC inicia a luta armada com o ataque ao quartel de Tite, no Sul da Guiné, a partir de bases na Guiné - Conakry.

O crescente poderio militar, e o domínio de algumas zonas, permite ao PAIGC planear a preparação de uma declaração de independência, e a constituição de um governo, contudo a partir deste momento, o PAIGC irá começar a travar as suas batalhas internas pelo poder.

A 24 de Setembro de 1973 o PAIGC proclama a independência em Madina do Boé , e a criação da República da Guiné-Bissau, sendo de imediato reconhecida por 47 países africanos e de regime socialista, em Novembro será igualmente reconhecida pela ONU

Falta menos que dois meses para a comemoração dos 39 anos da independência da Republica da Guiné-Bissau.

Falta menos que dois meses para a comemoração dos 39 anos da miséria do povo guineense que está sendo originado pelo próprio guineenseS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores